SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número4Autopercepção e características clínico-odontológicas dos participantes da Universidade aberta a terceira idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 0103-6971versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

MAPENGO, Marta Artemísia Abel; SALES-PERES, Sílvia Helena de Carvalho  e  SALES-PERES, Arsênio. Critérios bioéticos em pesquisas em seres humanos em Odontologia. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2018, vol.66, n.4, pp.289-295. ISSN 0103-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-863720180004000011295.

Objetivo: O estudo objetivou identificar e relacionar trabalhos que adotaram os princípios bioéticos aplicados às pesquisas em seres humanos na área de odontologia publicados em revistas científicas. Métodos: A seleção de trabalhos foi realizada por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), incluindo as seguintes bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde). Foram verificados os últimos dez anos, com os descritores: Bioética, Pesquisa, Seres Humanos, Odontologia, Autonomia, Beneficência, Não Maleficência, Justiça. Resultados: Dentre os 278 trabalhos encontrados, apenas 12 foram seleccionados, por obedecerem aos critérios adotados no estudo. Conclusão: Dentre os quatro princípios da bioética abordados no presente estudo, o princípio da autonomia foi o mais abordado na literatura, seguido do princípio da justiça. Outros estudos devem ser conduzidos para que se acompanhe a evolução da Bioética em pesquisas com seres humanos realizadas em Odontologia.

Palavras-chave : Beneficência; Bioética; Odontologia; Autonomia pessoal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )