SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Candida na cavidade oral de indivíduos pediátricos com LLA e sua susceptibilidade à nistatina e à anfotericina BMétodos de análise qualitativa e quantitativa da dor e qualidade de vida validadas no Brasil: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 0103-6971versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

MELLO, Valéria Maria Barbosa Moreira de; OLIVEIRA JUNIOR, Marcos de; WERNECK, Marcos Azeredo Furquim  e  MATTOS, Flávio de Freitas. Análise do sistema de referência e contrarreferência da Endodontia em um município da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e20190021.  Epub 13-Jun-2019. ISSN 0103-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372019000213434.

Objetivo:

A avaliação de serviços utiliza indicadores de monitoramento e pesquisa avaliativa, para estudar o desempenho dos serviços e produzir recomendações que orientem soluções para problemas. Este estudo objetivou analisar a referência e contrarreferência no serviço de Endodontia do Centro de Especialidades Odontológicos do município de Contagem, Minas Gerais e aperfeiçoar o protocolo de encaminhamento.

Métodos:

Coletaram-se dados secundários dos sistemas de informação municipais e de prontuários dos arquivos do Centro de Especialidades Odontológicos em estudo, relativos ao universo dos pacientes atendidos entre 2009 e 2014.

Resultados:

O tempo médio para conclusão do tratamento foi de 3,12 meses. Houve maior frequência de pacientes oriundos das regiões municipais onde há maior população e maior número de unidades básicas de saúde. Houve números semelhantes entre dentes uni radiculares e mutlirradiculares atendidos. Grande proporção de dentes chegou à endodontia do Centro de Especialidades Odontológicos sem possibilidade de tratamento.

Conclusão:

Geraram-se dados para subsidiar a renovação do protocolo de funcionamento do serviço.

Palavras-chave : Endodontia; Encaminhamento e consulta; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )