SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Desenvolvimento dos caninos permanentes de crianças fissuradasAções de saúde frente ao câncer bucal na atenção básica do nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 0103-6971versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

MACEDO, Dhiancarlo Rocha  e  ANJOS, Anna Claúdia Yokoyama dos. Experiência da radioterapia em cabeça e pescoço. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e20190026.  Epub 13-Jun-2019. ISSN 0103-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372019000263529.

Objetivo:

Conhecer, compreender e descrever a experiência do tratamento oncológico radioterápico na perspectiva da mulher com câncer de boca.

Métodos:

Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, descritivo, com referencial teórico da antropologia médica e método do estudo de caso instrumental. A coleta de dados foi realizada no setor de oncologia de um hospital público universitário da região Sudeste do Brasil, estado de Minas Gerais e na residência da participante, durante o período de março a agosto de 2016. O caso selecionado foi de uma paciente, gênero feminino, com diagnóstico de Carcinoma Espinocelular em cavidade oral, submetida à radioterapia. Foram realizadas e áudio-gravadas 5 entrevistas semiestruturadas e observação participante.

Resultados:

São apresentadas três unidades temáticas: a trajetória da radioterapia, redes de apoio e importância da equipe multiprofissional. Das reações adversas, a odinofagia, a disgeusia e a perda de peso foram as que mais se destacaram, sendo causas do isolamento social da participante. O sentido atribuído à radioterapia foi “otimismo e esperança, apesar do isolamento social”.

Conclusão:

A metodologia qualitativa permitiu acompanhar toda a trajetória da radioterapia, o que oportunizou conhecer a experiência do tratamento na perspectiva da participante. Apesar das reações adversas, não foi verificada construção negativa da experiência com a radioterapia. Sugerimos novos estudos utilizando a metodologia qualitativa, com grupos que tenham características semelhantes às da participante, proporcionando assim maior compreensão da temática abordada, além da identificação e adoção de estratégias que objetivem aprimoramento do atendimento e melhora da qualidade de vida desta população.

Palavras-chave : Neoplasias de cabeça e pescoço; Pesquisa qualitativa; Radioterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )