SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Anquilose alveolodentária: bases biológicas e critérios para o diagnósticoHipnose no controle da dor e da ansiedade em Odontopediatria: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 1981-8637versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

SOUTO, Karina da Costa Lima; SANTOS, Diego Belmiro do Nascimento  e  CAVALCANTI, Ully Dias Nascimento Távora. Atenção odontológica ao paciente oncológico em terminalidade. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e20190032.  Epub 13-Jun-2019. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372019000323592.

Os pacientes oncológicos em estágio de terminalidade podem apresentar uma série de manifestações bucais que necessitam do suporte de um cirurgião-dentista. Incluído na equipe multidisciplinar, esse profissional deverá efetuar as condutas necessárias para manter a qualidade de vida desses pacientes, aliviando a sua dor e sofrimento. Baseado numa revisão bibliográfica, a pesquisa buscou artigos publicados entre junho de 2000 à fevereiro de 2019, nas bases de dados: Pubmed, Scielo, Lilacs, Wiley Online Libary. Utilizando os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em português ou inglês, que contemplaram os descritores: assistência odontológica, cuidados críticos, cuidados paliativos, doente terminal. O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da atenção odontológica vltada para pacientes com câncer sob cuidados paliativos. Como conclusão, foi possível constatar que, a presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar é essencial, e deve pautar-se na empatia e comunicação, buscando a criação de vínculos necessários para o desenvolvimento de um plano de tratamento efetivo e individualizado, fomentando a discussão dos casos de maneira integralizada e demonstrando a importância das instituições de ensino superior na formação dos futuros profissionais. Este trabalho visa contribuir em uma ampliação da discussão a respeito dos cuidados paliativos na odontologia, além fornecer subsídios a estudos futuros que irão se aprofundar nesta temática tão importante, mas, ainda, tão pouco explorada.

Palavras-chave : Cuidados críticos; Assistência odontológica; Cuidados paliativos; Doente terminal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )