SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Atenção odontológica ao paciente oncológico em terminalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 1981-8637versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

SANTOS, Susana Aguiar; GLEISER, Rogério  e  ARDENGHI, Thiago Machado. Hipnose no controle da dor e da ansiedade em Odontopediatria: uma revisão de literatura. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e20190033.  Epub 13-Jun-2019. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372019000333602.

Este estudo trata de uma revisão de literatura sobre a influência física e mental da hipnose no paciente Odontopediátrico no controle da ansiedade e da dor. Objetivou-se reunir as evidências encontradas em artigos de análise, pesquisa e revisões sistemáticas, compreendendo o período de 1994 até 2018. Para uma revisão descritiva foram selecionados portais na internet como Bireme, Pubmed, Periódicos Capes, por meio de palavras-chave como: “hypnosis”, “pediatric dentistry”, “fear”, “anesthesia”, “anxiety”, “children” “pain”. Foram apresentados de forma descritiva e concisa relevantes achados referentes às associações entre a hipnose e Odontopediatria e suas aplicações no controle da ansiedade e da dor. Concluiu-se que a hipnose pode aumentar a cooperação do paciente infantil e diminuir a resistência durante os procedimentos odontológicos dolorosos. Apesar dos resultados promissores observados, a hipnose em Odontopediatria ainda é pouco utilizada. Isto ocorre devido à ausência de conhecimento sobre o procedimento e a falta de treinamento durante a formação superior, demonstrando a importância da inclusão deste tema nos currículos dos profissionais de saúde e em suas práticas clínicas.

Palavras-chave : Ansiedade; Crianças; Medo; Hipnose; Dor; Odontopediatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )