SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Exérese de adenocarcinoma polimorfo em maxila esquerda com reconstrução a base de retalho mucocutâneoManejo oral de paciente com displasia cemento-óssea: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 0103-6971versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

FIGUEIREDO, Carla Vânia de Oliveira; CALVO, Ana Flávia Bissoto; MELO, Auremir Rocha  e  IMPARATO, José Carlos Pettorossi. Hiperplasia fibrosa inflamatória: um caso raro em Odontopediatria. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e2019005.  Epub 25-Abr-2019. ISSN 0103-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372019000053557.

O objetivo deste trabalho é apresentar um caso de hiperplasia fibrosa inflamatória provocada por irritação crônica decorrente do mau posicionamento dental após trauma. Uma adolescente, 11 anos, foi encaminhada ao Centro de Especialidades Odontológicas, com queixa de que o incisivo central superior não havia erupcionado e em seu lugar havia surgido uma lesão de tecido mole, acarretando mudanças no comportamento da mesma que se tornou mais tímida. Após anamnese e exame clínico, constatou-se a presença do dente 11 em posição bastante vestibularizada, coberto por lesão hiperplásica. Foi realizado o tratamento cirúrgico e o resultado do exame histopatológico revelou que se tratava de hiperplasia fibrosa inflamatória. Durante as consultas para acompanhamento, foi possível observar a melhora no posicionamento do dente em questão e a satisfação da adolescente. Diante da baixa prevalência de hiperplasia fibrosa inflamatória na população infantil, vale ressaltar que o posicionamento do dente, fora do seu alinhamento correto no arco, pode provocar traumas repetidos em mucosa e, com isso, tornar-se fator etiológico para hiperplasia fibrosa inflamatória, acometendo, inclusive, crianças e adolescentes. Assim, o cirurgião dentista deve estar atento para estabelecer um diagnóstico e tratamento clínico oportunos, além do acompanhamento destes casos.

Palavras-chave : Hiperplasia; Patologia bucal; Odontopediatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )