SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Manejo oral de paciente com displasia cemento-óssea: relato de casoRemoção cirúrgica de mucocele volumosa em paciente jovem: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 0103-6971versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

MOREIRA, David Costa et al. Aplicação da toxina botulínica tipo A em sorriso gengival: relato de caso. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e20190013.  Epub 06-Maio-2019. ISSN 0103-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372019000133555.

O sorriso gengival, é uma das grandes queixas dos pacientes, devido a sua influência na auto estima do mesmo. Sua causa é multifatorial, podendo estar presente no excesso de crescimento vertical da maxila, contração labial excessiva, lábio superior curto e extrusão dos dentes anteriores. A aplicação da toxina botulínica pode ser associada a outros tratamentos ou isoladamente, de acordo com a necessidade de cada paciente. O objetivo desse trabalho foi apresentar um caso clinico utilizando a toxina botulínica tipo A como uma alternativa terapêutica para a correção do sorriso gengival. Paciente, 22 anos, apresentando crescimento vertical da maxila, relatando desconforto estético ao sorrir, optou pela alternativa terapêutica, com a aplicação da toxina botulínica para correção da exposição gengival acentuada. Os resultados encontrados mostram que a toxina é um tratamento satisfatório e sua indicação é considerada um tratamento rápido, eficaz, fácil e seguro. Um método mais conservador quando comparado aos procedimentos cirúrgicos.

Palavras-chave : Neurotoxinas; Sorriso; Toxinas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )