SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Aplicação da toxina botulínica tipo A em sorriso gengival: relato de casoOdontologia hospitalar e a ocorrência de pneumonia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 1981-8637versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

COSTA, Milena Sierra Drumond da et al. Remoção cirúrgica de mucocele volumosa em paciente jovem: relato de caso. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e20190015.  Epub 06-Maio-2019. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372019000153623.

Mucocele é um termo aplicado à manifestação clínica de fenomênos que podem afetar as glândulas salivares menores. Existem diferentes formas de tratamento relatadas na literatura, entre elas, a enucleação total. O objetivo do trabalho é descrever uma técnica cirúrgica para remoção de Mucocele em uma paciente adolescente. Paciente de 16 anos, gênero feminino, compareceu a clinica de especialização de Odontopediatria da Universidade Camilo Castelo Branco – campus São Paulo / SP. A queixa principal da paciente era “bolha na boca que fura e enche de novo, sentindo gosto salgado”. Ao exame clínico, foi constatada uma lesão circunscrita, de coloração semelhante a mucosa, flutuante a palpação, com 1,7 cm de diâmetro no lábio inferior, com características semelhantes à Mucocele. No planejamento do caso, optou-se pelo tratamento de remoção cirúrgica com análise anatomopatológica. O prognóstico para a remoção cirúrgica da lesão foi bastante favorável devido a alguns critérios estabelecidos: idade do paciente, localização, profundidade e tamanho da lesão.

Palavras-chave : Adolescente; Mucocele; Odontopediatria; Cirurgia bucal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )