SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Odontologia hospitalar e a ocorrência de pneumoniaDiagnóstico e tratamento do granuloma eosinofílico de mandíbula: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 1981-8637versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

SOUZA, André Lustosa et al. Microneurorrafia do nervo mentoniano durante a remoção de um odontoma gigante. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e20190019.  Epub 06-Maio-2019. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372019000193518.

O objetivo deste artigo é descrever uma técnica cirúrgica de opção no tratamento de grandes tumores na mandíbula cujo risco de ruptura acidental do nervo mental apresenta aumento pelo relato de uma paciente com extenso odontoma complexo em corpo mandibular. A opção foi pelo o acesso intraoral, corte intencional do nervo mentoniano, seguida da ressecção do tumor e da instalação de material de fixação, que por sua vez foi seguida pela microneurorrafia do nervo mentoniano. Um microscópio cirúrgico foi utilizado para realizar microneurorrafia do nervo mentoniano com fio Nylon 8-0. A evolução do paciente foi satisfatória, sem queixas ou complicações. Uma avaliação mecânica para torque e pressão foi realizada usando fio com um diâmetro de 1,0 mm e 2,5 mm, respectivamente. A sensibilidade do lábio inferior do paciente voltou ao normal dentro dos 120 dias da cirurgia. Enucleações significativas ou ressecções na mandíbula envolvem um grande risco de ruptura nervosa acidental, com seqüelas permanentes. Nestes casos, a seção intencional do nervo mentoniano, seguida de microneurrafia, é uma opção viável, particularmente em pacientes jovens. Os resultados deste procedimento tendem a ser mais previsíveis do que as rupturas nervosas acidentais.

Palavras-chave : Odontoma; Osteotomia mandibular; Procedimentos neurocirúrgicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )