SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Determination of local covariance function for the prediction of the Bouguer gravity anomalies in order to obtain geopotential numbersAdjustment of observations: a geometric interpretation for the least squares method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Ciências Geodésicas

On-line version ISSN 1982-2170

Abstract

CINTRA, Jorge Pimentel; NERO, Marcelo Antonio  and  RODRIGUES, Danilo. Testes de acurácia para o serviço e técnica GNSS/NTRIP. Bol. Ciênc. Geod. (Online) [online]. 2011, vol.17, n.2, pp. 257-271. ISSN 1982-2170.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702011000200006.

O presente trabalho descreve e analisa as experiências realizadas na Escola Politécnica utilizando a tecnologia GNSS/NTRIP, em termos de acurácia. O método consiste em utilizar os dados de uma estação de referência, no caso estações da RBMC-IP do IBGE, coletados na estação remota, através de internet e telefonia celular para obter em tempo real coordenadas com maior precisão que as do método de navegação. Os experimentos consistiram no levantamento de pontos de coordenadas conhecidas e análise dos erros obtidos. Primeiro em distâncias curtas na base USP de calibração de equipamentos e, a seguir, em distâncias crescentes até aproximadamente 30 km, em função dos limites previstos para o método RTK; e também para distâncias maiores utilizando o método DGPS, até 2.700 km. Foram testados e analisados: o uso de diferentes estações de referência; a variação da acurácia com a distância; o uso de um receptor L1 e outro L1/L2, bem como o uso das técnicas RTK e DGPS em termos de acurácia, isto é, a diferença entre essas coordenadas e aquelas consideradas como padrão, verificando se os equipamentos atingem os valores previstos nas especificações técnicas.

Keywords : NTRIP; Rede NTRIP do IBGE; NTRIP e Precisão de Coordenadas; Teste de Acurácia de Receptores GPS.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English