SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4An evaluation of texture descriptors based on local binary patterns for classifications of remote sensing imagesA methodology proposition on cadastral database for the purpose of land administration in areas of social concern author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Ciências Geodésicas

On-line version ISSN 1982-2170

Abstract

SANTOS, Marcelo Soares Teles  and  AMARO, Venerando Eustáquio. Rede geodésica para o monitoramento costeiro do litoral setentrional do estado do Rio Grande do Norte. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2011, vol.17, n.4, pp. 571-585. ISSN 1982-2170.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702011000400005.

Este trabalho apresenta os procedimentos técnicos envolvidos na implantação da Rede GPS do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte (RGLS), onde o objetivo é fornecer subsídios fundamentais aos levantamentos geodésicos destinados ao monitoramento de áreas costeiras, submetidas à intensa dinâmica e de grande importância socioeconômica e ecológica para o Estado do Rio Grande do Norte. A metodologia permitiu a determinação das coordenadas geodésicas e altitudes ortométricas das estações com precisão decimétrica em relação ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), a partir do método de posicionamento relativo e da altimetria por GPS. Ainda, foi possível o estudo de aspectos geodésicos envolvidos na altimetria por GPS, tais como avaliação da situação física e da densidade das Referências de Nível (RRNN) disponíveis, avaliação absoluta e relativa do modelo geoidal, proposição de metodologia para a altimetria por GPS de precisão e desenvolvimento de software para essa finalidade, que contribuíram para o conhecimento geodésico na área de estudo.

Keywords : Rede Geodésica; GPS; Monitoramento Costeiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese