SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4A methodology proposition on cadastral database for the purpose of land administration in areas of social concern author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Ciências Geodésicas

On-line version ISSN 1982-2170

Abstract

GUIMARAES, Gabriel do Nascimento  and  BLITZKOW, Denizar. Problema de valor de contorno da Geodésia: uma abordagem conceitual. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2011, vol.17, n.4, pp. 607-624. ISSN 1982-2170.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702011000400007.

Um dos problemas da Geodésia é determinar o campo de gravidade externo às massas, além da superfície limitante, bem como a variação temporal do mesmo. Stokes propôs no século XVIII uma formulação para a solução desse problema, porém implicava em algumas dificuldades. A formulação proposta por Molodensky em meados do século XX abriu uma nova perspectiva para a solução do problema. Ao longo dos anos, na Geodésia, a relevância do Problema de Valor de Contorno da Geodésia (PVCG) tem sido reconhecida como base teórica para essa disciplina. Além disso, o PVCG ganhou novo impulso com a era espacial e com o passar dos anos algumas alternativas foram elaboradas (super determinado, misto, solução de Brovar). Este trabalho tem como objetivo retratar as formulações de Stokes e Molodensky, bem como as principais alternativas do PVCG.

Keywords : Geodésia; Problema de Valor de Contorno; Superfície limitante.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese