SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Elimination of some unknown parameters and its effect on outlier detectionApplications of Voronoi and Delaunay Diagrams in the solution of the geodetic boundary value problem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Ciências Geodésicas

On-line version ISSN 1982-2170

Abstract

FERREIRA, V. G.  and  FREITAS, S. R. C. de. Um ensaio de conexão da Rede Altimétrica Brasileira a um Datum Vertical Global. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 363-377. ISSN 1982-2170.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702012000300002.

Este trabalho apresenta uma investigação realizada a respeito da Rede Altimétrica Fundamental do Brasil (RAFB) com base em posicionamento GPS (Global Positioning System) e determinação do distúrbio do potencial sobre referências de nível. Um modelo para o distúrbio do potencial pode ser obtido com base nos coeficientes do desenvolvimento em séries de funções harmônicas esféricas do potencial gravitacional como os do Earth Gravity Model 2008 (EGM08) por exemplo. A abordagem provê a base para avaliação absoluta de números geopotenciais normais (ou números esferopotencias) locais relativamente a um Sistema Global de Altitudes (SGA). Para verificar a validade desta metodologia proposta um experimento numérico foi desenvolvido em relação a uma área teste no sul do Brasil. As acurácias dos números geopotenciais obtidos foram testadas em relação a números geopotenciais normais com base em 262 pontos GPS sobre a rede de nivelamento. O valor do erro médio quadrático (EMQ) em termos de um desvio métrico absoluto do Sistema Altimétrico Brasileiro (SAB) obtido a partir dos números geopotenciais e do distúrbio do potencial na área teste foi estimado em cerca de 0,224 metros. Uma vez que os números esferopotenciais são referidos ao datum local, os resultados das comparações efetivadas podem ser um indicador do desvio da rede local em vista da topografia do nível médio do mar (TNMM) e a possível inconsistência entre a origem do SAB e o modelo do quase-geóide para a região.

Keywords : Números Geopotenciais; Conexão de Data Verticais; Altitudes Ortométricas-Normal; Quase-Geóide.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English