SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Hybrid classification: pixel by pixel and object based to monitor the surface conditions of road pavementsSemiautomatic road extraction in the object-space: integrated use of a stereopair of aerial images and a DTM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Ciências Geodésicas

On-line version ISSN 1982-2170

Abstract

CINTRA, Jorge Pimentel. O mapa das cortes e as fronteiras do Brasil. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 421-445. ISSN 1982-2170.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702012000300005.

Analisa-se a formação de nossas fronteiras apresentando inicialmente a questão da demarcação da linha de Tordesilhas e os problemas que levaram ao abandono desse traçado para adotar uma configuração que respeitasse tanto a posse efetiva do território (uti possidetis) como as divisas naturais: rios e divisores de água. A seguir examina-se o Mapa das Cortes que, tendo servido como base para o Tratado de Madri, determinou na prática a configuração atual de nosso país. É feita uma análise desse documento cartográfico, com o auxílio da Cartografia digital, que permitiu quantificar as distorções existentes, afirmar seu caráter propositado e descobrir a forma como foi construído.

Keywords : Cartografia Histórica; Mapa das Cortes; Tratado de Tordesilhas; Cartografia Digital Aplicada a Mapas Históricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese