SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Semiautomatic road extraction in the object-space: integrated use of a stereopair of aerial images and a DTMDesign of geodetic networks reliable against multiple outliers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Ciências Geodésicas

On-line version ISSN 1982-2170

Abstract

AGUIAR, Claudinei Rodrigues de  and  CAMARGO, Paulo de Oliveira. Resolução espacial da Grade Ionosférica e do Give. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 464-479. ISSN 1982-2170.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702012000300007.

O estado da arte na modelagem da ionosfera está em desenvolver e/ou aprimorar métodos capazes de fornecer aos usuários do GNSS correções ionosféricas confiáveis, em tempo real e utilizando estruturas simples de transmissão de dados. Dentro desta necessidade e com o surgimento dos sistemas de apoio à navegação, tal como os SBASs (Satellite Based Augmentation Systems), esforços estão voltados em fornecer informações de correções do erro sistemático da ionosfera utilizando uma estrutura de grade regular de pontos. Além disto, esforços também vêm sendo direcionados para corrigir a limitação na performance dos atuais métodos de geração de grade ionosférica em regiões equatoriais. Neste contexto, num trabalho pioneiro no Brasil, foi proposto um método para a geração da Grade Ionosférica (GI) e seu nível de confiança (GIVE - Grid Ionospheric Vertical Error) a fim de melhorar a acurácia de posicionamento e navegação pelo GNSS, além de fornecer uma ferramenta que possa ser utilizada na área de estudos da ionosfera. Este trabalho apresenta uma análise para definir a resolução espacial mais viável para a GI e para o GIVE, bem como o impacto da distribuição das estações de referência na definição de tal resolução.

Keywords : Grade Ionosférica; GIVE; Resolução Espacial; GNSS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese