SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Ionospheric Grid and GIVE spatial resolutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Boletim de Ciências Geodésicas

On-line version ISSN 1982-2170

Abstract

KLEIN, Ivandro; MATSUOKA, Marcelo Tomio; SOUZA, Sergio Florencio de  and  COLLISCHONN, Carolina. Planejamento de redes geodésicas resistentes a múltiplos outliers. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp.480-507. ISSN 1982-2170.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702012000300008.

Ao se planejar o levantamento de uma rede geodésica, deseja-se que as observações a serem realizadas e as coordenadas dos pontos a serem estimadas atendam critérios de precisão e confiabilidade pré-estabelecidos de acordo com os objetivos do projeto. Na etapa de pré-análise, antes mesmo da coleta das observações, é possível estimar a precisão e confiabilidade da rede, estipulando uma geometria/configuração para a mesma e a precisão esperada para as observações. O objetivo deste artigo é apresentar o planejamento de uma rede geodésica que atenda critérios de precisão e confiabilidade, considerando a possível existência de dois ou mais erros não detectados nas observações, bem como a influência (simultânea) destes erros sobre os parâmetros (coordenadas ajustadas dos vértices). Além da revisão teórica, experimentos foram realizados em uma rede GNSS, onde foram estipulados critérios de precisão e confiabilidade considerando a existência de até duas observações contaminadas por erros (outliers), de maneira simultânea. O planejamento da rede foi feito por meio do método da tentativa e erro. Depois do processamento dos dados e do ajustamento da rede, se verificou que os critérios de precisão e confiabilidade que foram estipulados na etapa de pré-análise foram devidamente obtidos.

Keywords : Redes Geodésicas; Pré-análise; Confiabilidade; Múltiplos Outliers.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License