SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3CONTROLE DE QUALIDADE ANGULAR EM LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOSAVALIAÇÃO DE IMAGENS SIMULADAS DA CÂMERA MUX DO SATÉLITE CBERS-4 APLICADAS À ANÁLISE AMBIENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Boletim de Ciências Geodésicas

versão On-line ISSN 1982-2170

Resumo

ERDOGAN, BAHATTIN. Um método de detecção de "outlier" em redes geodésicas baseado nas observações originais. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.578-589. ISSN 1982-2170.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702014000300033.

As observações nas redes geodésicas são medidas repetitivamente, e na fase de ajustamento, os valores médios destas observações originais são usados. O operador "média", é um tipo de estimador de mínimos quadrados (LSE). O LSE oferece resultados ótimos quando os erros aleatórios são normalmente distribuídos. Se uma das observações repetitivas originais tem outlier, a magnitude deste outlierdiminui porque o valor médio das observações originais é usado no ajustamento da rede e consequentemente, na detecção de outliera confiabilidade do método também diminui. Uma vez que as observações repetitivas originais são independentes, elas próprias podem ser usadas no método de ajustamento ao invés do valor médio estimado. Neste estudo, para mostrar os efeitos do valor médio estimado das observações repetitivas originais, uma rede de nivelamento que contém ambas as observações de ida e volta dos percursos foi simulada com outliers. Para testar a detecção dos mesmos, os métodos Huber e Danish foram aplicados em dois casos diferentes. Primeiramente, os valores médios das observações originais (de ida e de volta) foram usados, e então todas as observações originais foram consideradas na detecção dos outliers. A confiabilidade dos métodos foi medida pela razão de sucesso médio. De acordo com os resultados calculados o segundo caso teve resultados mais confiáveis do que o primeiro.

Palavras-chave : Detecção de Outliers; Observações Originais; Testes para Detecção de Outliers; Método Robusto; Confiabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )