SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3REFINAMENTO GEOMÉTRICO DE CONTORNOS E CUMEEIRAS DE TELHADOS DE EDIFÍCIOS EXTRAÍDOS DE DADOS LASER COM USO DE IMAGEM AÉREADETECÇÃO DA EXPANSÃO DA ÁREA MINERADA NO QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MINAS GERAIS, NO PERÍODO DE 1985 A 2011 ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Boletim de Ciências Geodésicas

versão On-line ISSN 1982-2170

Resumo

POMBO, Renan Martins  e  DELAZARI, Luciene Stamato. AUTOMAÇÃO DOS OPERADORES DE AGREGAÇÃO E DESLOCAMENTO PARA GENERALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA REPRESENTAÇÃO DE REDES SOCIAIS. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.669-682. ISSN 1982-2170.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702014000300038.

A generalização cartográfica sempre teve um caráter subjetivo, o que implica que mapas de mesma escala derivados de um mesmo mapa fonte, por diferentes cartógrafos, resultem em diferentes representações. Além disso, com a evolução da informática surgiu a necessidade da padronização deste processo para que os produtos cartográficos gerados fossem sempre os mesmos. Nesta pesquisa aborda-se a aplicação da generalização na representação de redes sociais de assistência social. Os nós desta rede são os atores sociais - indivíduos, grupos ou instituições - que atuam em uma região e as ligações existentes entre os mesmos são os arcos, sendo que estas ligações não são físicas. O foco do estudo é a automação dos operadores geométricos de agregação e deslocamento agindo sobre as feições pontuais, que são os atores sociais. Quando há sobreposição entre os atores sociais, os que possuem mesma classificação são agregados gerando um novo símbolo. Já o deslocamento é utilizado para resolver a sobreposição entre atores sociais de classes diferentes. Para tanto, foi desenvolvido um programa para a execução da generalização cujos resultados são apresentados neste artigo.

Palavras-chave : Automação em Generalização Cartográfica; Agregação; Deslocamento; Redes Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )