SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Rediscutindo o papel da duração da sessão de observação na acurácia do Posicionamento por Ponto Preciso com uso do software GIPSY/Oasis IIProposta de uma tabela para a classificação da confiabilidade de linhas de base obtidas com a tecnologia GNSS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Boletim de Ciências Geodésicas

versão impressa ISSN 1413-4853versão On-line ISSN 1982-2170

Resumo

DALIGA, Karol  e  KURAłOWICZ, Zygmunt. Método para avaliar o ângulo de incidência de um feixe laser na acurácia da medida de distâncias em superfícies com diferentes cores e rugosidades. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.420-436. ISSN 1413-4853.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702016000300024.

O interesse pela influência do ângulo de incidência de um feixe laser para medida de distâncias pode ser visto em muitas áreas da ciência e tecnologia: geodésia, glaciologia, arqueologia, automação, entre outras. Este artigo apresenta resultados de medidas do efeito do ângulo de incidência de um feixe laser para medida de distância em superfícies de diferentes cores e rugosidades utilizando uma estação total eletro-óptica Topcon, com acurácia de 3mm. Descrevem-se os métodos de medida e de eliminação dos erros padrão. Os resultados das medidas foram analisados e discute-se a influência de alguns fatores (cor da superfície, rugosidade e fala de retificação do instrumento) na medida das distâncias são discutidos. Também se apresenta o ângulo de incidência crítico acima do qual é impossível medir distâncias até um alvo refletivo, considerando o equipamento utilizado.

Palavras-chave : distanciômetro laser; medida de distância; ângulo de incidência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )