SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Método para avaliar o ângulo de incidência de um feixe laser na acurácia da medida de distâncias em superfícies com diferentes cores e rugosidadesPROPOSTA DE MÉTODO DE REDE GNSS POR PPP E ANÁLISE DE CONFIABILIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Boletim de Ciências Geodésicas

versão impressa ISSN 1413-4853versão On-line ISSN 1982-2170

Resumo

SEGANTINE, Paulo Cesar Lima; SILVA, Irineu da  e  DOMINGUES, Mélodie Kern Sarubo Dorth. Proposta de uma tabela para a classificação da confiabilidade de linhas de base obtidas com a tecnologia GNSS. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.437-452. ISSN 1413-4853.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702016000300025.

O correto processamento das medições GNSS, bem como a correta interpretação dos seus resultados, são fatores fundamentais para a análise da qualidade dos trabalhos de medições agrárias. Neste sentido, é importante ter em mente que, embora, os valores estatísticos indicados pela maioria dos programas de computador comerciais de processamento GNSS descrevam a credibilidade do trabalho realizado, eles não são consistentes para indicarem a confiabilidade dos valores das coordenadas processadas. Com base nessa suposição, este artigo propõe uma tabela para classificar a confiabilidade de linhas de base obtidas por meio de processamento de dados GNSS. Como dados de entrada foram utilizadas medições realizadas entre os anos 2006 e 2008, considerando diferentes estações do ano, diferentes configurações das estações RBMC e diferentes comprimentos de linhas de base. Como demonstrado, verifica-se que parâmetros, tais como, comprimentos da linha de base, solução da ambiguidade, valores PDOP e valores da precisão das coordenadas obtidas, podem ser usados como parâmetros de confiabilidade. A classificação proposta garante os requerimentos da Lei N( 10.267/2001 do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Palavras-chave : Confiabilidade GNSS; Árvore de decisão; Ajustamento de observações.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )