SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Proposta de uma tabela para a classificação da confiabilidade de linhas de base obtidas com a tecnologia GNSSPreferência por mapas em diferentes escalas para sistema de navegação e guia de rota em automóvel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Boletim de Ciências Geodésicas

versão impressa ISSN 1413-4853versão On-line ISSN 1982-2170

Resumo

COLLISCHONN, Carolina  e  MATSUOKA, Marcelo Tomio. PROPOSTA DE MÉTODO DE REDE GNSS POR PPP E ANÁLISE DE CONFIABILIDADE. Bol. Ciênc. Geod. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.453-471. ISSN 1413-4853.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702016000300026.

Embora o método de posicionamento GNSS tradicionalmente utilizado em redes geodésicas seja o relativo. O nível de acurácia obtido com o método de Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) abre uma nova perspectiva. No PPP são utilizados dados de apenas um receptor GNSS e é fundamental o uso de efemérides e correções dos relógios dos satélites, ambas com alta precisão. Neste artigo é apresentada uma metodologia de desenvolvimento de rede utilizando dados GNSS processados pelo método de PPP e a verificação da sua potencialidade em aplicações geodésicas. Os dados utilizados são de estações GNSS pertencentes à RBMC/IBGE. O serviço de processamento de PPP utilizado é o fornecido pelo IBGE. A partir dos resultados foram feitas análises para verificar a aplicabilidade da metodologia descrita em rede com dados GNSS de 24, 6 e 4 horas de rastreio. Após o ajustamento, os testes global e data snooping foram aplicados e também foi analisada a confiabilidade da rede com o objetivo de avaliar o método proposto, além de verificar a influência do tempo de rastreio nos resultados.

Palavras-chave : rede GNSS; PPP; confiabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )