Acessibilidade / Reportar erro

O bem-viver contemporâneo em revistas: uma análise do tensionamento entre consumo e simplicidade no discurso da Vida Simples

The good life in contemporary magazines: an analysis of the balance between consumerism and simplicity in the discourse of the magazine Vida Simples

O objetivo deste artigo é trabalhar com o tensionamento entre consumo e simplicidade no discurso da revista Vida Simples, editada pela editora Abril. A base desse questionamento é a construção do bem-viver contemporâneo em revistas - contexto em que o jornalismo cria novos parâmetros de estilo e normalidade. Entendemos que a revista Vida Simples propõe uma vida simplificada, que preconiza uma redução do consumo, mas, de outra forma, a maneira que a sociedade oferece para ter uma vida mais simples é através do consumo como forma de construção de identidades. Utilizando o aporte teórico-metodológico da análise de discurso de linha francesa, observamos que o discurso da revista está tensionado entre a incitação a um consumo individualista, a um consumo que considera o ambiental e a um consumo politizado.

jornalismo; revista; análise de discurso; consumo; simplicidade


Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com