Acessibilidade / Reportar erro

Variáveis semióticas do espaço na cultura de meios1 1 Trabalho apresentado no encontro do GP Semiótica da Comunicação por ocasião do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Foz de Iguaçu, 2014, como resultado parcial das investigações realizadas dentro do Projeto de Pesquisa Espaço Semiótico nos Meios de Comunicação: perspectivas, frequência, ressonância(CNPQ, PQ 2013-2015), destinado a examinar a amplitude da noção de espaço semiótico no cenário dos meios de comunicação em sua versão de meios tecnológicos (ver MACHADO, 2012; 2014a).

Semiotic variables of space in media culture

Resumo:

Seguindo os pressupostos da semiótica da cultura segundo os quais “todos os meios e processos de comunicação não são apenas potencialmente criadores de espaço, como também definem a natureza espacial dos seres que nele interagem”, examina-se aqui o espaço semiótico modelizado pelas variações de códigos linguísticos e dos meios elétricos de comunicação. Chega-se assim à configuração do espaço ressonante como variável de espaço na tecnocultura.

Palavras chave:
espaço semiótico; ressonância; visualidade; meios; fronteira; geopolítica

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com