Acessibilidade / Reportar erro

O imaginário do espaço no fotojornalismo on-line

The imaginary of the space in online photojournalism

Resumo:

O artigo examina se e como o imaginário das marcas territoriais emerge no fotojornalismo quando as redes de comunicação expandem os espaços nacionais para além de seus limites geográficos. O material de análise é constituído por fotografias de capa dos jornais on-line mais acessados de cada continente. Utilizam-se as noções de imaginário (THOMAS), imagem simbólica e regimes do imaginário (DURAND), bem como as considerações de Bachelard sobre o imaginário do espaço. Conclui-se que o fotojornalismo achata o imaginário do espaço sob um imaginário territorial e sua eficácia simbólica não é proporcional à multiplicação de fotografias.

Palavras-chave:
fotojornalismo; estudos do imaginário; espaço, território

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com