SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Entre relações desvendadas e afetos em disputa: a presença de Também Somos Irmãos(1949) no cinema brasileiro dos anos 1940-50Notas sobre o dispositivo no documentário contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Galáxia (São Paulo)

versão impressa ISSN 1519-311Xversão On-line ISSN 1982-2553

Resumo

SILVA, Miriam Cristina Carlos. O Infiltrado: narrativas midiáticas e uma poética antropofágica. Galáxia (São Paulo) [online]. 2015, n.30, pp.125-137. ISSN 1982-2553.  https://doi.org/10.1590/1982-25542015220670.

Com este trabalho objetiva-se discutir, a partir da comunicação e da cultura, aspectos da construção da série brasileira "O Infiltrado", especialmente no que se refere à imagem do narrador, Fred Melo Paiva, como um processo antropofágico de construção de linguagem, caracterizado pela troca cultural e pela ruptura dos cânones do gênero nas mídias. Utiliza-se como base o conceito de antropofagia, de Oswald de Andrade, entendido aqui como poética, ou seja, um modo de operação da linguagem. A discussão se articula, ainda, sob o olhar de pesquisadores das narrativas, entre os quais estão Walter Benjamin e Umberto Eco. Do ponto de vista empírico, a análise de alguns aspectos da série, vista como texto complexo, na concepção de Iuri Lotman, destaca a poética da antropofagia como possibilidade de reconfiguração dos produtos culturais e midiáticos, como um exercício de alteridade.

Palavras-chave : comunicação e cultura; antropofagia; O Infiltrado; narrativas midiáticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )