SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30O Infiltrado: narrativas midiáticas e uma poética antropofágicaOs framings da violência sexual infanto-juvenil em webnotícias: estudo de caso no G1 e Folha.com índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Galáxia (São Paulo)

versão impressa ISSN 1519-311Xversão On-line ISSN 1982-2553

Resumo

RODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino. Notas sobre o dispositivo no documentário contemporâneo. Galáxia (São Paulo) [online]. 2015, n.30, pp.138-148. ISSN 1982-2553.  https://doi.org/10.1590/1982-25542015220160.

O trabalho investiga a potência do dispositivo enquanto estratégia criativa e política no documentário contemporâneo, adotando como recorte três filmes brasileiros recentes (Pacific, Rua de mão dupla e Câmara escura). Na análise, destacamos a vitalidade estética de cada obra - como elas enfrentam e sugerem alternativas para questões relevantes na prática documentária -, os pontos de convergência e distanciamento entre as produções, bem como as performances instigadas nos personagens pelo "efeito-câmera": condutas ambivalentes que oscilam entre o crescente anseio de exposição e o desejo de restabelecimento da intimidade. O percurso analítico parte de uma revisão do conceito de dispositivo para, em seguida, mensurar sua aplicação e resultado em cada filme.

Palavras-chave : documentário contemporâneo; dispositivo; efeito-câmera.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )