SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31O idadismo como viés cultural: refletindo sobre a produção de sentidos para a velhice em nossos diasModalidades e derivações da comunicação no mundo da vida: sentidos, experiência e interação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Galáxia (São Paulo)

versão impressa ISSN 1519-311Xversão On-line ISSN 1982-2553

Resumo

PERES, Ana Cláudia. Narrar o outro: notas sobre a centralidade do testemunho para as narrativas jornalísticas. Galáxia (São Paulo) [online]. 2016, n.31, pp.92-104. ISSN 1519-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016120913.

Em sua dimensão contemporânea, o testemunho assume lugar central para as narrativas midiáticas, particularmente para o jornalismo. Este artigo propõe uma discussão em torno da narrativa de teor testemunhal em relatos jornalísticos que se insurgem pelo viés da subjetividade e dos afetos, contrariando a lógica de uma imprensa hegemônica pautada pela objetividade. Toma como ponto de partida uma reportagem onde a jornalista testemunha a morte da sua entrevistada. Essa narrativa nos permite elaborar pistas para pensar acerca do papel do testemunho e seus limites, reconhecendo que, quando valorizado no percurso da narrativa não apenas como procedimento de uma rotina jornalística mas enquanto experiência vivida e narrada, pode oferecer uma chave para colocar sujeitos em relação.

Palavras-chave : narrativas jornalísticas; testemunho; real; morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )