Acessibilidade / Reportar erro

Imaginários midiáticos: uma reflexão a partir de narrativas intertextuais e imagens híbridas1 1 Este texto é versão atualizada de trabalho apresentado no XXIII Encontro Anual da Compós.

Media Imaginary: a reflection from intertextual narratives and hybrid images

Resumo

O presente trabalho, no âmbito da semiologia da imagem, observa a recorrente adoção da iconicidade de signos culturais na construção de imaginários midiáticos. O artigo trata de narrativas contemporâneas que buscam o efeito de conotação veridictória, o que conduz os produtores da imagem às relatividades culturais de discursos-signos para interpretação, reconhecimento e engajamento do público com o qual dialogam. Instigada por exemplos atuais de estimado valor criativo e consciente da constituição da comunicação contemporânea também a partir das relações simbólicas culturais – alimentadoras de imaginários midiáticos, a pesquisa propõe uma reflexão teórica sobre o objeto e a leitura descritiva de exemplos que se enquadram em narrativas intertextuais e contemplam imagens híbridas. Referenciase teoricamente em processos de hibridização, intersecções entre artes e comunicação, no processo criativo da publicidade e na intertextualidade em conteúdos midiáticos.

Palavras-Chave
Imaginários midiáticos; Narrativa intertextual; Imagem híbrida

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com