Acessibilidade / Reportar erro

Dispositivo midiático de participação nas interações transmídias: explorando o conceito a partir das ações da Rede Globo no seriado Malhação1 1 Para Foucault, o poder disciplinar manifesta-se, sobretudo, por meio de técnicas das instituições punitivas (colégios, quartéis etc.), mas, podemos associá-lo, aqui, numa acepção mais ampla, aos mecanismos de controle direto dos comportamentos em determinados espaços; no caso, os sites e perfis institucionais.

Media dispositive of participation in transmedia interactions

Resumo

A transmidiação é um modelo de produção orientado pela distribuição em distintas mídias e plataformas tecnológicas de conteúdos associados entre si e cuja articulação depende do engajamento proposto ao consumidor. As ações transmídias dependem da disposição do público para, de um lado, buscar e correlacionar os conteúdos midiáticos e, de outro, comentar, compartilhar e intervir diretamente nos produtos ofertados em diferentes plataformas. A participação proposta pelo projeto transmídia precisa, no entanto, estar alinhada com determinados objetivos comunicativos e corporativos. Para que suas estratégias tenham êxito, os produtores transmídias buscam influenciar o público e manter algum tipo de controle sobre o universo interacional acionado pelo projeto. Os mecanismos de controle, o "gerenciamento" das colaborações e intervenções do público, o "governo" das condutas pressupõem a configuração de um dispositivo midiático de participação, cujo conceito pretendemos aqui explorar.

Palavras-chave:
transmidiação; cultura participativa; dispositivo

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com