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Dever e prazer no casamento-empresa:transações regulares de controle do amor segundo a Igreja Universal

Duty and pleasure in wedding-company: Regular transactions of love control according to the Universal Church

Resumo

O trabalho sonda as principais linhas de sentido que animam a proposta da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) sobre o amor no mundo contemporâneo através de suas materialidades discursivas. O artigo aborda os discursos iurdianos de teor pedagógico sobre amor, família e gênero. Como característica deste aparato, observamos a associação direta entre a busca imediata pela obtenção da felicidade, característica do hedonismo presente na Teologia da Prosperidade, e um ascetismo de ordem empresarial, que visa domesticar as impulsividades emocionais do homem e, principalmente, da mulher, nas dinâmicas intricadas do relacionamento amoroso. Assim, podemos entrever linhas de força que conflagram subjetividades marcadas por compromissos de gênero inscritos num modelo familiar de inspiração mercadológica.

Palavras-chave:
comunicação e Religião; Igreja Universal do Reino de Deus; análise de conteúdo discursivo; amor; negócio; gênero e sexualidade; casamento-empresa

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