Acessibilidade / Reportar erro

A ascensão do termo comunicação a partir do Seminário Rockefeller

The rise of the term communication since the Rockefeller Seminar

Resumo

De 1939 a 1940, a Fundação Rockefeller promoveu, nos Estados Unidos, o Rockefeller Foundation Communication Seminar, que discutiu os rumos dos estudos sobre comunicação. Em plena eclosão da Segunda Guerra Mundial, o seminário acabou se tornando um marco na história do campo da Comunicação. Este artigo busca examinar uma consequência pouco visível do Seminário Rockefeller: a substituição progressiva do vocábulo propaganda nos estudos sobre os media, nos Estados Unidos, pelo termo comunicação. Concluí-se que as atividades do seminário foram decisivas para a mudança de terminologia, que, por sua vez, teve impacto epistemológico no campo.

Palavras-chave:
teorias da comunicação; epistemologia; Harold Lasswell; Fundação Rockefeller; propaganda

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com