Acessibilidade / Reportar erro

Rever, retorcer, reverter e retomar as imagens: comunidades de cinema e cosmopolítica1 1 Aqui, “comunidades de cinema” guarda o sentido definido por César Guimarães (2015). As imagens do cinema, ele nos sugere, “entretecem o liame invisível da comunidade dos que veem juntos, ligados em sua separação, distantes de toda identificação com um corpo único” (idem, p. 50). Este artigo parte da apresentação no IV Colóquio Internacional Cinema, Estética e Política, realizado pelo PPGCOM da UFMG (Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência), entre 24 e 26 de julho de 2015. Agradeço aos participantes do Colóquio pela preciosa interlocução, que tanto contribuiu para a finalização do artigo. Agradeço também aos professores e alunos do grupo Poéticas da Experiência (PPGCOM/UFMG e CNPq), que abriga e enriquece a pesquisa, em desenvolvimento com recursos do CNPQ (Bolsa de Produtividade em Pesquisa) e da CAPES (Bolsa de Pós-Doutorado no Exterior)

Reviewing, twisting, reversing and resuming images: film communities and cosmopolitics

Resumo

Na esteira da pesquisa que temos realizado, o artigo se propõe a observar comunidades de espectadores em sua aparição concreta em filmes realizados por (ou em coautoria com) diretores indígenas. De fato, quando se retoma essa produção (particularmente no âmbito dos quase trinta anos do projeto Vídeo nas Aldeias), nota-se como, para além de um procedimento ou de um método, projetar filmes a uma comunidade singular ganha o estatuto de dispositivo, com implicações não apenas cinematográficas, mas cosmopolíticas. Em filmes como A arca dos Z’oé (1993), De volta à terra boa (2008), Pirinop – meu primeiro contato (2007), Tava – casa de pedra (2012) e Pele de branco (2012), “comunidades de cinema” se formam e integram a mise-en-scène, forjando uma imagem complexa, na qual o coletivo se reconhece na defasagem de si mesmo.

Palavras-chave
vídeo nas aldeias; comunidades de cinema; cosmopolítica

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com