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O cinema silencioso e o som no Brasil (1894-1920)1 1 Uma versão deste trabalho foi apresentada no GT “Comunicação e Cultura”, da COMPÓS de 2016. Agradeço os apontamentos dos colegas do evento e em especial de meu supervisor de pesquisa, Prof. Eduardo Morettin, visando ao aprimoramento do texto.

Silent movies and the sound in Brazil (1894-1920)

Resumo

O cinema silencioso recorreu ao som desde o princípio. Porém, malgrado a relevância da conexão dessas duas esferas, apenas recentemente estudiosos estrangeiros se debruçaram sobre os usos que o cinema silencioso fez do som. No Brasil, pesquisas neste âmbito ainda tateiam. Este artigo pretende recuperar os usos que o cinema silencioso fez do som em território nacional, das primeiras experiências com o kinetoscópio (em fins de 1894) até o início de 1920, momento da estabilização do lugar da música no espetáculo cinematográfico. Partindo de uma perspectiva transdisciplinar, pretende-se demonstrar que a cena cinematográfica desse período integrava um contexto de circularidade cultural: apropriava-se de canções populares e eruditas queridas do público e, ao costurá-las aos filmes silenciosos, os impregnava dos sentidos já construídos - elaborando, por conseguinte, sentidos outros, aos quais se misturavam as sombras moventes dos artistas das telas à polifonia social.

Palavras-Chave
cinema silencioso; história do cinema brasileiro; som e cinema

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