Acessibilidade / Reportar erro

Diversidade não é igual à pluralidade – Proposta de categorização das fontes no radiojornalismo1 1 Versão de trabalho apresentado durante o XXVI Encontro Anual da Compós, realizado em São Paulo (SP), em junho de 2017. Os autores agradecem à Faperj e ao CNPq pelo apoio às suas pesquisas.

Diversity is not equal to plurality – A proposal for categorization of sources in radiojournalism

Resumo

A partir de estudo exploratório, que tem como corpus 25 horas de programação da rádio BandNews FM do Rio de Janeiro, propõe-se uma nova categorização de fontes jornalísticas. No percurso, discute-se a diferença entre os conceitos de diversidade e pluralidade, considerados basilares para o jornalismo e para a própria noção de democracia, num contexto de crescente precarização das condições de trabalho e da imposição de um perfil multitarefa aos jornalistas de rádio. Os dados expõem uma série de condicionantes na busca do ideal de diversificação das vozes no dial e a prevalência de fontes cada vez mais profissionalizadas.

Palavras-Chave
jornalismo; rádio; fontes; diversidade; pluralidade

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com