Acessibilidade / Reportar erro

Séries documentais na televisão: o travelling-rasante de African Pop1 1 O artigo foi apresentado no GT Estudos de Cinema, fotografia e audiovisual, no XXVI Encontro da COMPÓS, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, 2017. A autora agradece as observações e as sugestões dos colegas do GT, sobretudo Denilson Lopes, Marcelo Ribeiro, Mariana Baltar, que favoreceram repensar e retomar a escrita do artigo antes de sua publicação.

Documental series on television: the African Pop’s sweeping shot

Resumo

Há uma escassez de pesquisa sobre as séries documentais feitas para a TV Manchete na década de 1980. Diante dessa lacuna, o artigo apresenta o contexto dessas experiências na relação com os agentes (diretores, equipe e produtores) responsáveis. Argumenta que há nesses programas um desejo de internacionalização, de olhar para fora do país, de renovação da linguagem documental televisiva que assume diferentes estéticas e que precisa ser analisado. A chegada da tecnologia do vídeo colabora para tais transformações. Para abordar esse tema, investiga a série African Pop, uma rara construção na TV sobre a imagem da África e dos negros, que foi ao ar em 1989.

Palavras-chave
documentário; televisão; série; vídeo; African Pop

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com