SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Actor-network vs. network analysis vs. digital networks: are we talking about the same networks?Social media app ecology at Google Play Store from the perspective of digital methods and network analysis for social media author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Galáxia (São Paulo)

Print version ISSN 1519-311XOn-line version ISSN 1982-2553

Abstract

D’ANDREA, Carlos Frederico de Brito. Cartografando controvérsias com as plataformas digitais: apontamentos teórico-metodológicos. Galáxia (São Paulo) [online]. 2018, n.38, pp.28-39. ISSN 1519-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-2554234208.

Neste artigo propomos sistematizar e problematizar um conjunto de discussões sobre as especificidades teórico-metodológicas dos estudos de controvérsias em plataformas digitais. Em diálogo com autores que articulam os estudos sociais de Ciência e Tecnologia (STS, em inglês), a Teoria Ator-Rede e os estudos em internet, chamamos a atenção, entre outros aspectos, para as dimensões materiais e políticas da formação do social (LATOUR, 2012) em artefatos tecnológicos como o Twitter, Facebook e Wikipedia. Iniciamos o artigo com uma revisão do conceito de controvérsia para, em seguida, enfocar as singularidades dos momentos de disputas e conflitos que se constituem com as plataformas digitais. Em seguida, apresentamos a perspectiva dos “métodos digitais” (ROGERS, 2016) e estudos de caso que dialogam com a perspectiva do “empiricismo radical” descrita por Marres (2015). Por fim, discutimos como a cada vez mais evidente dimensão tecnopolítica da “plataformização da web” (HELMOND, 2015) traz novos desafios para as pesquisas sobre o tema.

Keywords : controvérsia; métodos digitais; plataforma; Teoria Ator-Rede; STS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )