SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Digital Ocean: marine imaginary, technology and identity in Vilém FlusserThe reasons of produtivism: intellectual frictions and fictional capitalism índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Galáxia (São Paulo)

versión impresa ISSN 1519-311Xversión On-line ISSN 1982-2553

Resumen

SELIGMANN-SILVA, Marcio. Flusser e a cidade como Gesamtkunstwerk (obra de arte total). Galáxia (São Paulo) [online]. 2018, n.39, pp.124-135. ISSN 1519-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-255434154.

Este trabalho apresenta como a teoria das imagens técnicas culmina, no filósofo Vilém Flusser, em uma teoria da cidade como Gesamtkunstwerk (obra de arte total). Esse conceito, que tem uma origem romântica e ficou conhecido sobretudo por conta da ópera de Wagner, descrita como uma tal obra de arte total, é radicalmente modificado por Flusser, que imagina uma sociedade cibernética na qual todos se transformaram em artistas. A arte voltou a ser técnica, numa sociedade totalmente artificial na qual tudo também é arte e a população de artistas constrói suas obras máximas, que são as próprias cidades.

Palabras clave : Vilém Flusser; obra de arte total; arte e técnica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )