SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39The reasons of produtivism: intellectual frictions and fictional capitalismVirtual reality and the logic of space índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Galáxia (São Paulo)

versión impresa ISSN 1519-311Xversión On-line ISSN 1982-2553

Resumen

WAINBERG, Jacques Alkalai. Mensagens fakes, as emoções coletivas e as teorias conspiratórias. Galáxia (São Paulo) [online]. 2018, n.39, pp.150-164. ISSN 1519-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-255434446.

As emoções coletivas têm sido manipuladas por inúmeros atores de formas variadas ao longo do tempo. Isso acontece devido ao seu efeito no comportamento das massas, algo que ocorre com frequência no campo político. Em geral, uma boa parcela das pessoas adere mais facilmente às mensagens capazes de mobilizar seus sentimentos do que aos fatos, em especial nos casos em que eles contradizem suas crenças. Este estudo exemplifica esse tipo de ocorrência com teorias conspiratórias que hoje em dia são amplamente disseminadas na mídia do Oriente Médio. Isso acontece porque resulta dessa divulgação certo benefício emocional, o que alivia a culpa, aponta um bode expiatório e anima a vitimização.

Palabras clave : manipulação; emoções coletivas; teoria conspiratória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )