SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Fake Messages, Collective Emotions and Conspiracy TheoriesCommunication and work: theoretical-methodological implications índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Galáxia (São Paulo)

versión impresa ISSN 1519-311Xversión On-line ISSN 1982-2553

Resumen

SCHIAVONI, Jaqueline Esther. Realidade virtual e lógica do espaço. Galáxia (São Paulo) [online]. 2018, n.39, pp.165-176. ISSN 1519-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-255436140.

O objetivo deste artigo é promover uma reflexão acerca da expressão realidade virtual, criada na década de 80 pelo cientista da computação Jaron Lanier, alcançando posteriormente as terminologias realidade aumentada e virtualidade aumentada comumente associadas a ela. A abordagem é feita a partir do instrumental teórico da semiótica francesa, notadamente o quadrado semiótico proposto por Algirdas Julien Greimas. As considerações realizadas propõem o reconhecimento da espacialidade como um dos eixos articuladores possíveis para se pensar a emergência de diferentes tipos de imagens na contemporaneidade e formas de interação exploradas a partir delas.

Palabras clave : semiótica francesa; realidade virtual; espacialidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )