SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Virtual reality and the logic of spaceSociotechnological networks and institutive imaginary operation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Galáxia (São Paulo)

versión impresa ISSN 1519-311Xversión On-line ISSN 1982-2553

Resumen

FIGARO, Roseli. Comunicação e trabalho: implicações teórico-metodológicas. Galáxia (São Paulo) [online]. 2018, n.39, pp.177-189. ISSN 1519-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-255435905.

Neste artigo, discute-se a abordagem teórico-metodológica de comunicação e trabalho. Argumenta-se que a comunicação é uma atividade humana, tal qual a atividade de trabalho na invenção do indivíduo e da subjetividade. Além disso, afirma-se que as relações de comunicação compõem o local de trabalho concreto, atravessam e fazem parte de sua historicidade. O mundo do trabalho é, nesta perspectiva, mais do que local geográfico; abrange a produção de significados, as lógicas socioculturais, históricas e políticas. Este entendimento permite abrangências metodológicas e empíricas que possibilitam compreender o fenômeno comunicacional como objeto da área da comunicação.

Palabras clave : comunicação; mundo do trabalho; produção de sentidos; relações de comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )