SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Communication and work: theoretical-methodological implicationsSacred and Cybercultural Monsters: H. P. Lovecraft and his mythology in contemporary culture índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Galáxia (São Paulo)

versión impresa ISSN 1519-311Xversión On-line ISSN 1982-2553

Resumen

REIS, Angela Pintor dos. As redes sociotecnológicas e a operação do imaginário instituinte. Galáxia (São Paulo) [online]. 2018, n.39, pp.190-202. ISSN 1519-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-255435019.

O estudo discute as maneiras pelas quais as redes sociotecnológicas expressam a conjugação de legein e de teukhein, conforme esses termos são concebidos por Castoriadis para designar dimensões do imaginário instituinte. Trata-se de uma reflexão teórica desenvolvida com o objetivo de qualificar as referidas redes como processos do imaginário social. A relevância da discussão reside no tratamento epistemológico inusual das redes sociotecnológicas,abordadas como elementos constituintes dos processos de criação e instituição do social. O procedimento metodológico consistiu na interpretação dos conceitos de legein e de teukhein, aplicados a configurações da comunicação tecnológica mediática, engendrada pelo imaginário de época. O resultado traduziu-se na caracterização das redes sociotecnológicas como expressões do imaginário atinente ao terceiro espírito do capitalismo, segundo perspectiva de Boltanski e Chiapello.

Palabras clave : redes sociotecnológicas; legein; teukhein; imaginário instituinte.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )