Acessibilidade / Reportar erro

Monstros Sagrados e Ciberculturais: H. P. Lovecraft e sua mitologia na cultura contemporânea1 1 Uma versão inicial deste artigo foi apresentada no IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia – Alcar Sudeste, 2016.

Sacred and Cybercultural Monsters: H. P. Lovecraft and his mythology in contemporary culture

Resumo

O presente artigo procura analisar a relação entre horror e religião na obra de H. P. Lovecraft e suas articulações por meio de outras mídias e no campo da cibercultura. O autor, que não gozava de muito prestígio no passado, tem penetrado cada vez mais no atual cenário tanto em âmbitos considerados eruditos quanto em âmbitos considerados massivos ou populares. Desse modo, ao investigar as razões desse surpreendente renascimento de Lovecraft na esfera da chamada alta cultura (literatura, artes, filosofia), buscaremos ao mesmo tempo as motivações de seu interesse no âmbito da cultura popular e midiática e estudando as formas e apropriações como seus temas, ideias ou mesmo obras foram absorvidos pelos meios de comunicação contemporâneos.

Palavras-chave
Lovecraft; cibercultura; horror; religião

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com