SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Film constellations: a comparative method in cinemaUrbans secreens: from neon to ephemeral projections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Galáxia (São Paulo)

Print version ISSN 1519-311XOn-line version ISSN 1982-2553

Abstract

GALINDO, Dolores  and  COSTA, Gilson. Sob o tremor das imagens: política e ação direta na lente xavante. Galáxia (São Paulo) [online]. 2020, n.45, pp.166-178.  Epub Oct 02, 2020. ISSN 1982-2553.  https://doi.org/10.1590/1982-25532020346463.

Este artigo dimensiona o uso da produção audiovisual indígena como recurso estratégico na luta por direitos. Interessa-nos dar relevo para a presença determinante da câmera enquanto dispositivo que oscila como arma política, colocando-se no centro do conflito como testemunha ocular. Nossa análise baseia-se em dois documentários realizados pelo cineasta xavante Divino Tserewahú. O primeiro é o registro do confronto direto ocorrido entre indígenas da comunidade de Sangradouro e autoridades policiais do município de Primavera do Leste (MT), impulsionado após a detenção de um jovem da comunidade. O segundo é um documentário sobre as comemorações dos 25 anos da política do Povo Macuxi pela homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Keywords : audiovisual; povo Xavante; cinema indígena.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )