SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2The monitoring of the sheetflow erosion in different land uses, Uberlândia - MGFamily agriculture and agroecology: profile of the agroecological production in the city of Pelotas/rs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Abstract

AMORIM, Raul Reis  and  OLIVEIRA, Regina Célia de. As unidades de paisagem como uma categoria de análise geográfica: o exemplo do município de São Vicente-SP. Soc. nat. (Online) [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 177-198. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132008000200011.

O município de São Vicente objeto de estudo desta pesquisa, incluiu-se na Baixada Santista no domínio Geomorfológico da Província Costeira no Estado de São Paulo, caracteriza-se pela ocorrência de paisagens diversas sob domínio das zonas de Serranias e Planície Costeira. Apresenta um intenso uso urbano que se estabelece sob áreas de risco vulneráveis a eventos relacionados a movimentos de massa e inundações, fatos que se agravam em razão do crescente processo de ocupação. Tendo em vista o exposto, o objetivo principal desta pesquisa foi a identificação e caracterização dos agentes e processos físico-ambientais, atuantes na área costeira no Município de São Vicente, como subsídio para a efetivação da proposta de definição de unidades da paisagem que representem os diversos níveis de fragilidades ambientais acentuadas pelo modelo de uso em que se consolida a organização do espaço na área do município. Com o propósito de alcançar tal objetivo, foi realizada a caracterização fisiográfica e o levantamento de dados de campo que subsidiou a análise dos parâmetros geomórficos, climáticos e hidrodinâmicos.

Keywords : Unidades de paisagem; Geomorfologia; planejamento ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese