SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Interferências de barramentos no regime hidrológico do estuário do rio Catú-Ceará-Nordeste do BrasilA análise interdisciplinar de processos de licenciamento ambiental no estado de Minas Gerais: conflitos entre velhos e novos paradigmas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Sociedade & Natureza

versão On-line ISSN 1982-4513

Resumo

JHA, V. C.  e  SAHA, S.. Degradação geoambiental nas bacias de rios peninsulares em Jharkhand, Índia. Soc. nat. (Online) [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 251-265. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132010000200003.

As características geoambientais das bacias de drenagem peninsulares no Estado de Jharkhand na Índia são resultantes dos mecanismos endogenéticos, exogenéticos e antropogenéticos. A massa peninsular constitui a mais antiga massa terrestre de sua história geomórfica. Desde os tempos pré-cambrianos o território passa por fases de agradação e degradação. Recentemente, os mecanismos de indução humana também têm dominado os mecanismos de modificação da superfície morfológica das bacias de drenagem. O papel do intemperismo, dos movimentos de massa e da erosão é significativo na redução da energia da massa terrestre das bacias, resultando em degradação ambiental de suas paisagens. Fatores geoambientais são responsáveis pela degradação dos solos, que acabam por afetar a sustentabilidade da região. Entre os fatores geoambientais estão as propriedades de fisiografia da paisagem como a topografia, a rede de drenagem, a erosão dos solos, a dureza da rocha, que são muito importantes na identificação da estabilidade do terreno da bacia, que pode provocar degradação. Neste trabalho, uma tentativa foi feita para analisar as propriedades de fisiografia da bacia, juntamente com outros fatores geoambientais para descobrir o seu estado de degradação, a fim de sugerir uma boa gestão ambiental para o desenvolvimento futuro da região.

Palavras-chave : Degradação geoambiental; Mecanismos morfoclimáticos; Dureza da massa rochosa; Estabilidade do terreno; Desenvolvimento e manejo sustentável.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês