SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Implantação de programas de manejo e plano de gestão ambiental em pequenas comunidadesUma análise do processo participativo para a conservação do ambiente na criação da Reserva Extrativista Acaú-Goiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociedade & Natureza

versão On-line ISSN 1982-4513

Resumo

ALMEIDA, Suênia Cibeli Ramos de; OLIVEIRA, Marcelo Nascimento de  e  XAVIER, José Humberto Valadares. A descentralização da política nacional de ATER: uma experiência nos assentamentos de reforma agrária no noroeste mineiro - Brasil. Soc. nat. (Online) [online]. 2010, vol.22, n.3, pp. 551-560. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132010000300011.

A descentralização de políticas públicas no país permitiu a participação da sociedade civil organizada em diferentes âmbitos de sua formulação, execução e fiscalização. Desde a década de 1990, a universalização desse processo vem se consolidando no meio rural por meio da operacionalização de serviços de assistência técnica e extensão rural realizada por organizações não governamentais. Com a regulamentação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, houve uma ampliação na participação das organizações sociais ligadas aos movimentos sociais de agricultores familiares. Este texto aborda uma experiência vivenciada por agentes de desenvolvimento em assentamentos de reforma agrária do município de Unaí, Minas Gerais.

Palavras-chave : Desenvolvimento local; Descentralização; Assistência técnica; Extensão rural; Agricultura familiar; Reforma agrária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português