SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Small cities and functional specialization: the case of Santa Fé - PRSustainable development reserve: progress in the protected areas design? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Abstract

SILVA, Rene Gonçalves Serafim  and  SILVA, Vicente de Paulo da. Os atingidos por barragens: reflexões e discussões teóricas e os atingidos do assentamento Olhos D'água em Uberlândia-MG. Soc. nat. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 397-407. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132011000300003.

Objetivou-se neste trabalho discutir o conceito de atingido, utilizado atualmente pela comunidade científica para denominar aqueles que sofrem de alguma forma com as construções de barragens, refletindo e debatendo as concepções teóricas do termo e suas variações. Para tanto é utilizada a conceituação mais recente, e em uso, tanto do meio acadêmico quanto institucional. Os atingidos, consequência dos grandes empreendimentos hidrelétricos, são aqueles que foram desprovidos de morar ou trabalhar em áreas alagadas ou próximas das barragens das usinas, acarretando em perdas territoriais e transformando as identidades destes indivíduos. Utilizou-se, como estudo de caso, o assentamento Olhos D'água, localizado no município de Uberlândia-MG, demonstrando como os atingidos por barragens precisam modificar seus modos de vida, e como isso resulta na transformação das relações socioculturais, estabelecidas anteriormente, após a chegada das usinas hidrelétricas que fazem parte do Complexo Energético Amador Aguiar.

Keywords : grandes projetos de investimento; atingido; assentamento Ohos D'água.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese