SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3The affected people by dams: reflections and theoretical discussions and those affected from Olhos D'água settlement in Uberlândia-MGEstimation of soil loss for rainfall erosion in the catchment area of Jauru, Mato Grosso state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Abstract

MATTOS, Patrícia Pereira; NOBRE, Itamar de Morais  and  ALOUFA, Magdi Ahmed Ibrahim. Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas?. Soc. nat. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 409-421. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132011000300004.

O movimento ambiental, denominado socioambientalismo, foi pioneiro ao reconhecer a intrínseca ligação entre as questões sociais e ambientais e apresenta uma importante atuação na sociedade civil brasileira em defesa dos direitos dos povos tradicionais. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) é uma categoria essencialmente socioambiental, pois incorpora aos objetivos da conservação, ações de inclusão social, valorização do conhecimento local e práticas de manejo ambiental. O trabalho objetivou investigar a percepção ambiental e o nível de envolvimento da população com relação à RDS Ponta do Tubarão, localizada no estado do Rio Grande do Norte. Foram realizadas entrevistas abertas e semiestruturadas (n=262) e a análise de conteúdo evidenciou que a maioria dos entrevistados atribuiu importância à área protegida; todavia, constatou-se um alto nível de insatisfação com sua gestão e desconhecimento dos seus objetivos, detectaram-se inúmeros conflitos socioambientais, com destaque para proibição de construções e foram propostas alternativas para melhoria da qualidade de vida local. Esse trabalho conduz a uma reflexão da prática de gestão da área protegida estudada e espera-se que os dados obtidos possam subsidiar o plano de manejo local e minimizar os conflitos socioambientais existentes na área.

Keywords : povos tradicionais; percepção ambiental; socioambientalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese