SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Reflections on cultural geography: the materiality and immateriality of the cultureThe national program of strengthening of family agriculture in Brazil: an analyze on the regional and sector resources distribution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Abstract

PINHEIRO, Isabelle de Fatima Silva; LIMA, Vera Lúcia Antunes; FREIRE, Eliza Maria Xavier  and  MELO, Antônio Antunes. A percepção ambiental de uma comunidade da caatinga sobre o turismo: visões e perspectivas para o planejamento turístico com vistas a sustentabilidade. Soc. nat. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 467-482. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132011000300008.

O Turismo é hoje uma relevante alternativa econômica para diferentes cidades, regiões e países. Devido aos elevados índices de renda que este gera, o Turismo passou a ser incentivado por governos de muitos países, desenvolvendo-se de forma desordenada e sem a participação da comunidade local, o que gerou danos a estas comunidades e ao ambiente natural dos vários destinos turísticos. Baseado nisso, esta pesquisa insere-se na perspectiva de aplicar uma estratégia de participação social para o planejamento do Turismo. Para tanto, realizou-se uma análise da Percepção Ambiental da comunidade de Tenente Laurentino Cruz\RN, entendendo que as visões, opiniões e expectativas das pessoas que vivem na localidade caracterizam-se como relevantes subsídios na proposição de ações e políticas de organização do município para o Turismo. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e documental, bem como utilização de observações e aplicação de questionários junto aos moradores das zonas urbana e rural de Tenente Laurentino Cruz, nos meses de maio a junho de 2010. Assim, o trabalho traz a Percepção Ambiental como estratégia de participação comunitária no planejamento turístico, contribuindo para a construção de um Turismo menos impactante e mais participativo, que tenha como objetivo último o desenvolvimento de base local.

Keywords : atividade turística; sustentabilidade e participação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese