SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Internet backbone topology in BrazilThe "dwelling space" in modern architecture: reflections on four residential buildings in Irati - Paraná (Brazil) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Sociedade & Natureza

versión On-line ISSN 1982-4513

Resumen

MATOS, Patricia Francisca  y  PESSOA, Vera Lúcia Salazar. O agronegócio no cerrado do Sudeste Goiano: uma leitura sobre Campo Alegre de Goiás, Catalão e Ipameri. Soc. nat. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 37-49. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000100004.

A territorialização da agricultura moderna no Sudeste Goiano metamorfoseou o espaço agrário de cerca de dez municípios, em consequência das "novas lógicas" que se instalaram, marcadas pelo uso intenso da ciência e da tecnologia, pela especialização produtiva - principalmente a produção de grãos, voltados para agroindústria e para mercado externo, pela territorialização de agroindústrias, enfim, por novas formas de exploração da terra. Somam-se a isso, a concentração de terras, os efeitos ambientais e a substituição de produtores tradicionais, em muitos casos camponeses, por empresários rurais. Assim, a territorialização do agronegócio promoveu, no Sudeste Goiano, sobretudo nos municípios de Campo Alegre de Goiás, Catalão e Ipameri, novos usos do território pelas empresas rurais e pelas agroindústrias, criando novas territorialidades no campo e na cidade.

Palabras llave : Cerrado; Modernização da agricultura; Agronegócio; Território; Sudeste Goiano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués